+55 31 3284-1908 Belo Horizonte, MG

Seg-Sex: 7h às 19h
Agende seu horário

Nutrição Infantil

Importância da Vitamina D para crianças

Em dezembro de 2016, a Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou um Guia Prático de Atualização sobre hipovitaminose D em crianças. Hoje a importância da vitamina D para a saúde geral da população já é amplamente conhecida, mas ainda me deparo com a falta de cuidado em fazer a prevenção dessa hipovitaminose.

Por que a vitamina D é tão importante? Além de sua ação comprovada na mineralização óssea e homeostasia do cálcio, a vitamina D está envolvida na regulação de mais de 1.000 genes, o que sugere que possa ter um papel em muitos outros processos fisiológicos, como prevenção do Diabetes melito tipo 1, asma, dermatite atópica, artrite reumatoide, doença inflamatória intestinal, câncer entre outras.

Aproximadamente 90% da vitamina D são provenientes da síntese cutânea após exposição solar e menos de 10% são obtidos de fontes alimentares (sardinha, atum, salmão, óleo de fígado de bacalhau, leite, iogurte, gema de ovo, leite materno e fórmula infantil). Hoje em dia, por falta de tempo, estamos nos expondo menos ao sol. E quando nos expomos, procuramos horários no qual o sol está menos intenso, além de normalmente, passarmos protetor solar. Para que a vitamina D seja ativada no nosso organismo, durante a primavera, outono e verão, 10 a 15 minutos de exposição solar, entre 10:00 e 15:00 horas, parece ser suficiente para a síntese da vitamina D em indivíduos de pele clara. Entretanto, há que considerar-se que a exposição solar deve ser equilibrada com os riscos de câncer de pele, especialmente o melanoma. Não existe um nível seguro de exposição que possa ser recomendado. Sugere-se ainda evitar a exposição solar direta em lactentes menores de 6 meses e a exposição solar deve ser limitada nas demais crianças.

Dessa forma, o número de casos de crianças e adultos com hipovitaminose D aumentou muito nos últimos anos. É muito importante que façamos exames regularmente para detectar essa possível deficiência. A prevenção da hipovitaminose D, em Pediatria, tem início ainda na gestação, durante os cuidados de pré-natal, continuando após o nascimento. Se necessário (normalmente é) a gestante deve tomar suplementos de vitamina D durante toda a gestação. Na lactação esse cuidado é o mesmo. Bebês em aleitamento materno exclusivo devem ser suplementados logo ao nascimento. Bebês em uso de fórmulas lácteas, dependendo do volume ingerido, também devem ser suplementados. Crianças e adolescentes devem ser suplementados quando necessário.

Consulte sempre um médico especialista ou um nutricionista para avaliação e prescrição adequados.

Posts do Blog