+55 31 3284-1908 Belo Horizonte, MG

Seg-Sex: 7h às 19h
Agende seu horário

Nutrição Infantil

Meu filho tem 1 ano. Já posso oferecer doce a ele?

Vejo muito em meu consultório a necessidade que os pais têm em oferecer doces aos bebês. Sim, necessidade dos pais, e não dos filhos. Os bebês não conhecem os doces, então eles não vão ficar aguados e nem vão sentir vontade de comer. Pais, calma, eles vão ter muito tempo para comer isso e ainda terem que lutar contra o desejo de comê-los.

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda: doces são considerados calorias vazias e seu consumo não tem indicação em nenhuma faixa etária, mas se for ofertar à criança, que seja acima de 2 anos de idade.

O termo caloria vazia quer dizer que o açúcar tem caloria mas não fornece nenhum nutriente importante para a saúde. O bebê até 2 anos de idade está ainda em fase de crescimento e maturação do sistema imune e trato gastrointestinal. Ele precisa de alimentos que irão fornecer vitaminas e minerais. O açúcar além de não ter nenhum desses nutrientes pode ainda alterar negativamente a microbiota intestinal da criança, afetando o sistema imune da criança.

Mesmo em quantidades pequenas ele não é indicado, pois altera o paladar do bebê e faz com que ele recuse ainda mais os alimentos saudáveis, tornando mais difícil o consumo de legumes, verduras e frutas. Em grandes quantidades pode gerar obesidade, dislipidemias e diabetes.

O açúcar pode afetar o sistema nervoso central e levar à uma maior irritação na criança, maior cansaço e alterações de humor.

Açúcar natural, encontrado nas frutas, legumes e cereais já são suficientes para fornecer a caloria necessário em termos de carboidratos.

Muito importante observar o rótulo dos produtos industrializados. O açúcar pode aparecer com outros nomes como: sacarose, frutose, glicose, xarope de glicose, xarope de frutose, xarope de milho, açúcar invertido, mel, extrato de malte, dextrose, lactose, maltose, dextrina e maltodextrina.

Lembre-se que nessa idade o bebê está formando seu paladar, indicando suas preferências…a introdução de algum alimento de forma errada pode alterar permanentemente sua alimentação e consequentemente, sua saúde na idade adulta.

Posts do Blog