+55 31 3284-1908 Belo Horizonte, MG

Seg-Sex: 7h às 19h
Agende seu horário

Nutrição Materna

Coq10 e fertilidade feminina

A fertilidade feminina é uma das primeiras funções fisiológicas afetadas com a idade. Ela começa a declinar aos 32 anos e reduz mais rapidamente após os 37 anos de idade, principalmente pela redução da reserva ovariana e qualidade do oócito da mulher. Uma das possíveis causas é um aumento dos danos do DNA devido à menor capacidade de reparo do mesmo. A maturação do oócito requer muita energia e ela é produzida pela mitocôndria, uma organela encontrada nas células do nosso organismo.

Uma das substâncias mais importantes para a mitocôndria é a coenzima Q10 (Coq10), naturalmente produzida pelo nosso organismo. Ela é um antioxidante encontrado na membrana mitocondrial e tem um papel crucial na produção da energia celular. Com envelhecimento, a produção dessa coenzima é reduzida. Uma das hipóteses atuais é de que a deficiência da Coq10 pode atrapalhar a função mitocondrial do oócito, que pode culminar na redução da fertilidade de mulheres mais velhas. Alguns estudos, a maioria ainda em animais, sugerem a suplementação de Coq10 para mulheres mais velhas que querem engravidar naturalmente ou em tratamento de fertilização in vitro.

Outro possível uso da suplementação da Coq10 seria em pacientes com Síndrome do Ovário Policístico (SOP), uma das mais comuns desordens endócrinas em mulheres em idade reprodutiva. A SOP está associada à obesidade, resistência à insulina, hiperandrogenismo, perfil lipídico ruim e estresse oxidativo. Recentemente, A SOP foi associada com disfunção anormal da mitocôndria, impactando negativamente na qualidade do oócito e na fertilidade da mulher. Alguns estudos mostram resultado positivo da combinação da suplementação de Coq10 com medicamentos utilizados para tratar SOP.

Mais estudos precisam ser realizados para se comprovar realmente a relação positiva entre suplementação de coq10 e fertilidade.

 

Fontes:

Assaf Ben-Meir et al. Coenzyme Q–dependent mitochondrial respiratory chain activity in granulosa cells is reduced with aging. Fertil Steril 2015; 104:724-7.

Abdelaziz El Refaeey et al. Combined coenzyme Q10 and clomiphene citrate for ovulation induction in clomiphene-citrate-resistant polycystic ovary syndrome. Reproductive BioMedicine Online (2014) 29, 119–124

Assaf Ben-Meir et al. Coenzyme Q10 restores oocyte mitochondrial function and fertility during reproductive aging. Agin Cell. 2015 Oct; 14(5): 887–895.

Posts do Blog