+55 31 3284-1908 Belo Horizonte, MG

Seg-Sex: 7h às 19h
Agende seu horário

Nutrição Materna

Sabia que a vitamina D deve ser controlada durante a gestação?

A vitamina D é a vitamina do momento. O Brasil, por ser um país tropical, deveria, teoricamente, conter baixos índices de deficiência de vitamina D na sua população, mas isso não acontece. Falta de tempo para exposição ao sol, uso aumentado de protetores solares, redução de exposição solar no período de 10h as 15h…tudo isso acaba por determinar a deficiência dessa vitamina.

O principal papel da vitamina D é controlar o metabolismo do cálcio e fósforo, mantendo os ossos saudáveis. Além disso, estudos recentes sugerem outros benefícios desse nutriente. Ela ajuda na proteção contra o câncer, doenças cardiovasculares, diabetes, doenças autoimunes, dentre outras.

A importância dessa vitamina para gestantes não é diferente, assim como sua deficiência. O número de gestantes com baixa dosagem de vitamina D no organismo aumentou muito. Tem-se discutido na literatura a associação da deficiência da vitamina D com perda do bebê no primeiro trimestre, diabetes gestacional, pré-eclâmpsia, prematuridade aumento da taxa de necessidade de cesariana, depressão pós-parto e baixo peso ao nascer.

Além disso, novos estudos têm demonstrado que a deficiência da vitamina D na gestação pode levar a problemas pulmonares na criança, dificuldades neurocognitivas e aumento de desordens alimentares em adolescentes e baixo pico de crescimento.

Infelizmente apenas a exposição solar e a alimentação são insuficientes para se ter um nível adequado dessa vitamina, devendo esta ser suplementada.

Já dosou sua vitamina D? Como ela está?

Posts do Blog