+55 31 3284-1908 Belo Horizonte, MG

Seg-Sex: 7h às 19h
Agende seu horário

Nutrição Materna

O uso de adoçantes é seguro para quem está amamentando?

O melhor é não usar… De acordo com artigo publicado em 2015 pela Archives Toxicology, os adoçantes sucralose, acessulfame-K e sacarina foram encontrados no leite materno de 65% das lactantes fizeram uso do produto, nesse estudo.

Embora a sucralose seja considerada um adoçante não absorvível, 40% de sua ingestão é absorvida e metabolizada por enzimas do organismo. Essas enzimas são deficientes em recém-nascidos e crianças e, por isso, é possível que esse adoçante seja absorvido pelas crianças em maior proporção. Pela deficiência enzimática, hipoteticamente, a sucralose pode ultrapassar a barreira hematoencefálica de crianças e causar algum dano.

Os adoçantes também parecem deixar o leite materno mais doce. Isso pode afetar as preferências alimentares e escolhas futuras dos pequenos.

Esse estudo ainda aponta que o uso concomitante da sucralose com alguns medicamentos, como o antibiótico eritromicina e o antidepressivo fluoxetina, pode aumentar a absorção e metabolização do adoçante.

Um grande problema da absorção desses adoçantes é a alteração que eles provocam na microbiota intestinal, reduzindo o número de bactérias boas em 50% ou mais no intestino. A alteração da microbiota interfere na imunidade, no metabolismo da glicose e aumenta inflamação e obesidade.

Apesar de a maior parte dos estudos serem feitos com animais e ainda haver necessidade de mais indícios, os autores do artigo sugerem que mulheres que estão amamentando devem evitar o uso desses adoçantes.

Posts do Blog