+55 31 3284-1908 Belo Horizonte, MG

Seg-Sex: 7h às 19h
Agende seu horário

Nutrição do Adulto

Determinados alimentos inflamam o corpo, como assim?

Você já ouviu falar que alguns alimentos podem inflamar o corpo? Muitos pacientes meus acham estranho quando falo isso! Mas como assim, inflamam o corpo?

 

Alimentos como açúcares, gorduras saturadas e trans, embutidos de má qualidade, industrializados, alimentos contaminados com agrotóxicos ou disruptores endócrinos, como BPA, e refrigerantes (mesmo os diet) são alimentos que provocam no organismo a produção de fatores inflamatórios na tentativa “defender” o corpo desses produtos prejudiciais. Quando a ingestão desses alimentos é alta e contínua o corpo acaba produzindo grande quantidade desses fatores, gerando uma inflamação crônica. Essa inflamação é mais branda do que a inflamação aguda, quando temos dor de garganta, por exemplo. Nela, normalmente, não sentimos dor ou temos algum outro sintoma típico de uma inflamação aguda. Dessa forma, ela se passa despercebida e o indivíduo acha que está tudo bem. Com o tempo, ela pode ser um fator importante que auxilia no aparecimento de problemas de saúde de fundo inflamatório, como artrites, diabetes, câncer, obesidade…

 

Quando falamos de alimentação saudável o mais importante não é quantas calorias tem o alimento e sim, se ele provoca efeitos benéficos ou maléficos ao corpo. Refrigerante diet tem menos calorias do que um abacate, mas com certeza também tem muito mais fatores inflamatórios e deletérios. O importante é reduzirmos ao máximo a ingestão de alimentos inflamatórios e aumentarmos o consumo de outros que fazem o efeito contrário, ou seja, que desinflamam o corpo, como abacate, azeite, frutas e hortaliças, castanhas… Quando consumimos grande quantidade de alimentos anti-inflamatórios nós conseguimos um equilíbrio orgânico para inclusive ajudar na “defesa” do nosso corpo quando acontecer eventuais ingestas de alimentos menos saudáveis.

Posts do Blog