+55 31 3284-1908 Belo Horizonte, MG

Seg-Sex: 7h às 19h
Agende seu horário

Nutrição do Adulto

Infecção Urinária de Repetição

Muitas mulheres que atendo em consultório reclamam de muita infecção urinária. Algumas delas relatam que nem os antibióticos que usavam antes estão fazendo efeito mais.. Mas o que é infecção urinária de repetição?

Infecção urinária de repetição é definida como ao menos 3 episódios da infecção em 12 meses ou ao menos 2 episódios em 6 meses. Você se enquadra nesse grupo? O que fazer?

Infelizmente o uso de baixas doses de antibióticos como profilaxia pode levar ao aumento da resistência a esses antibióticos, além de mudar toda a microbiota bacteriana local. Cada vez mais cresce o número de pessoas que procuram a prevenção sem o uso desses medicamentos. Ainda sim, muitos estudos devem ser realizados para comprovar a eficácia desses tratamentos alternativos.

O cranberry (Vaccinium macrocarpon) é uma fruta comumente usado como preventivo da infecção urinária. Ele parece inibir a aderência dos patógenos aos receptores do epitélio celular do ureter, por meio de suas proantocianidinas. Mesmo ainda um pouco controverso, seu uso é muito difundido e parece reduzir os sintomas e o número de episódios da doença.

A D-manose é um açúcar simples que, similarmente ao cranberry parece inibir a adesão das bactérias às células uroepiteliais. Mesmo com poucos estudos sobre o açúcar, essa pode ser mais uma alternativa para se tentar reduzir os episódios da infecção.

Os lactobacilos, de uso oral ou vaginal, parecem interferir na aderência, crescimento e colonização das bactérias uropatogênicas. Eles têm alta inibição da atividade da E.coli, principal causador da infecção urinária em mulheres.

Estudos com a combinação do cramberry, probióticos e vitamina C têm mostrado bons resultados contra a afecção.

Mais estudos devem ser realizados para total certeza da reposta positiva desses suplementos contra a infecção urinária de repetição.

Posts do Blog