+55 31 3284-1908 Belo Horizonte, MG

Seg-Sex: 7h às 19h
Agende seu horário

Nutrição do Adulto

Bisfenol A

Você provavelmente já ouviu falar que não se deve congelar nem esquentar alimentos em recipientes plásticos. O principal motivo para isso é o fato de haver liberação de uma substância chamada bisfenol A (BPA), tóxica para o organismo. Além do plástico, o BPA também está presente na resina epóxi, utilizada na fabricação de revestimento interno de latas que acondicionam alimentos para evitar a ferrugem e prevenir a contaminação externa.

O BPA é uma molécula muito instável e pode migrar dos produtos para os alimentos apenas com mudanças de temperatura ou danos à embalagem. O maior problema dessa substância é que, por ser semelhante ao estrógeno, ela pode interferir no funcionamento de glândulas produtoras de hormônios, desregulando o sistema endócrino, podendo provocar doenças, como câncer e obesidade.

Estudos têm surgido mostrando que o BPA pode ter relação com a infertilidade feminina. Isso ocorre já que ele pode se acumular em tecidos ligados à reprodução, como útero e ovário e também pode atrapalhar todo o processo de implantação do embrião.

Mais estudos ainda devem ser realizados para saber o mecanismo exato do BPA no processo de fertilização, porém, deve ser evitado por mulheres que querem engravidar.

Garrafas de plástico (tipo squeeze), pratos e copos infantis, potinhos de plástico, papel filme…tudo isso deve ser evitado. Para ter certeza, observe o rótulo da embalagem: se tiver escrito policarbonato ou se tiver escrito o número 3 ou 7 no símbolo da reciclagem embaixo da embalagem, evite o produto.

Fique atento!

Posts do Blog