+55 31 3284-1908 Belo Horizonte, MG

Seg-Sex: 7h às 19h
Agende seu horário

Nutrição do Adulto

Suplementos Nutricionais: muito além do Whey Protein.

A maior parte das pessoas, quando pensa em suplemento, pensa em produtos que ajudam no aumento da massa muscular. A primeira imagem que vem à cabeça é a daquele cara “marombado” tomando um líquido colorido o dia todo. Na verdade, suplemento nutricional é muito além disso. De acordo com a Anvisa, suplementos alimentares são produtos que têm a finalidade de suplementar a dieta com nutrientes ou outras substâncias em situações específicas. Nestes casos, a dieta pode não atender a uma demanda diferenciada do organismo em função de uma situação fisiológica distinta ou simplesmente necessitar de complementação para atendimento das necessidades diárias. Por exemplo, uma pessoa com queda excessiva de cabelo pode apresentar deficiência em alguns micronutrientes e, por isso, a suplementação desses se torna necessária. Outro exemplo é uma pessoa com muita insônia. Muitas vezes, o uso de substâncias específicas pode ser importante para ajudar o seu corpo a produzir hormônios ou neurotransmissores responsáveis pela indução do sono. Em todos esses casos, o alimento pode não ser suficiente para cobrir toda essa carência. Geralmente estes produtos apresentam-se em formas não convencionais de alimentos, tais como cápsulas, comprimidos e tabletes.

Vejo muitas pessoas, inclusive profissionais, contra o uso de suplementos. O argumento é que conseguimos tudo por meio do alimento. Concordo em parte. Antigamente o alimento era realmente rico e suficiente para nos proteger. Hoje, infelizmente, o homem interferiu demais no meio ambiente. Isso fez com que o solo se tornasse pobre em nutrientes. Fez com que o clima mudasse muito. O uso de agrotóxicos e a poluição se tornaram excessivos. Tudo isso fez com que nosso alimento se tornasse também pobre em nutrientes, aumentando a necessidade do uso de suplementos. Outro aspecto, é que nossa vida se tornou muito mais estressante. O uso de medicamentos como antibióticos, anti-inflamatórios e antiácidos aumentou. Para nos defendermos disso e produzirmos mais antioxidantes e outras substâncias de defesa importantes, nossa necessidade diária de ingestão de certos nutrientes aumentou.

Sou contra o uso indiscriminado de suplementos. Hoje o mercado infelizmente é prostituído. Todos querem apenas ganhar dinheiro em cima do outro. Isso faz com que muita gente se vire contra o uso de suplementos. Feito com equilíbrio e respeitando a necessidade real e individual do paciente, a suplementação se torna nossa aliada, nos proporcionando melhor qualidade de vida e saúde. Tudo deve ser bem orientado e feito com cautela. Por mais que não sejam considerados medicamentos, os suplementos apresentam efeitos importantes para o corpo. Se mal utilizado, além de não trazer os benefícios esperados, pode sim ter efeitos negativos. Apenas profissionais especializados podem ajudar no uso.

Posts do Blog